Pontos de História do Brasil

Local de edição

João Pessoa

V657p 7.ed.

imagem da capa do livro.

Eudésia Vieira

Eudésia Vieira nasceu na cidade de Santa Rita, na Paraíba, no dia 8 de abril de 1894, filha de Pedro Celestino Vieira e Rita Filomena de Carvalho Vieira. Estudou na escola Santa Júlia no curso secundário, conhecida por receber filhos da elite paraibana e por ter inclinação protestante. Possui formações nas áreas de História em 1911 pela Escola Normal na capital Paraíba do Norte e Medicina em 1934 pela faculdade de medicina de Recife.

Durante os estudos converteu-se ao catolicismo, a influência cristã impactou sua atuação docente em muitos momentos, sobretudo na escolha dos temas de interesse que compõem sua produção bibliográfica. Segundo Galvíncio, Eudésia defende um modelo feminino que arranja elementos tradicionais e progressistas, “o ideal da educadora santa foi um modelo disseminado nesses estabelecimentos, o que, dessa forma, foi um parâmetro educacional de uma geração de professoras na transição do século XIX para o século XX” (GALVÍNCIO, 2019, p.66).

Na atuação como historiadora, preocupou-se com o ensino desta ciência aos estudantes da educação básica, por isso escreveu dois livros didáticos: Pontos de História do Brasil e Terra dos Tabajaras, ambos foram utilizados como livro didático na Paraíba. Teve grande destaque na imprensa paraibana nos anos de 1920, difundindo um novo ideal sociopolítico da condição feminina a partir do lugar público da mulher.

Faleceu em 1981, deixando um legado não só nas áreas de Medicina e História, mas também na poesia e educação.

Fontes:

GALVÍNCIO, Amanda Sousa. A Trajetória Intelectual de Eudésia Vieira: educação, feminismo e história pátria (1921-1955). 2019. Tese de Doutorado. Curso de Educação. Universidade Federal da Paraíba. Paraíba. 2019.

Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19404 Acessado em: 12/03/2023

DA SILVA, Joseilton Ribeiro. A escrita que dá espaço: Eudésia Vieira e a imprensa em 1920. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História). Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira: UEPB, 2012.

Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/1535/1/PDF%20-%20Joseilto%20Ribeiro%20da%20Silva.pdf Acessado em: 12/03/2023

Estado de Conservação
Bom

BLD (Biblioteca do livro didático)