História do Brasil para o quarto ano ginasial

10 ª edição

S586h4s 10.ed.

imagem da capa do livro

Junto com os livros de Borges Hermida, a produção didática de Joaquim Silva foi uma das mais utilizadas nos anos 1960, de tal modo que Cássio Másculo (A coleção Sérgio Buarque de Hollanda: livros didáticos e ensino de história) afirma que o seu livro “História do Brasil” chegou à 100ª edição no ano de 1961.  De acordo com o Dicionário de autores paulistas de Luís Correia de Melo, Joaquim Silva, que tinha se diplomado pela Escola Complementar de São Paulo, no ano de 1898, foi diretor do Grupo Escolar de Tatuí e o primeiro diretor do Grupo Escolar “Visconde de Pôrto Seguro” de Sorocaba (1899-1921). Não fugindo do modelo de “professor – autor” de livros didáticos, Joaquim Silva foi professor na Escola Normal de Piraçununga, no Colégio das Cônegas de Santo Agostinho e Madre Cabrini, e no Liceu Nacional Rio Branco. Tendo sido membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, teve suas obras didáticas publicadas pela Companhia Editora Nacional, dentre as quais podem ser citadas: “História do Brasil”, para o terceiro ano colegial, de 1946; “História Geral”, para a 1ª série, de 1946; “História da Civilização”, para o curso secundário, de 1950; “História da América”, para a segunda série ginasial.

BLD (Biblioteca do livro didático)