Lições de história do Brazil

Lições de história do Brasil: proferidas no internato do Ginasio nacional pelo respectivo lente

BookID

Maia

Luis de Queirós Mattoso

B. L. Garnier

Edition

3ª edição

Local de edição

Rio de Janeiro

Não consta

Brasil

981 M435l 3.ed.

Capa
imagem da capa do livro

Luís de Queirós Mattoso Maia

Luís de Queirós Mattoso Maia foi um professor do Colégio Pedro II, que produziu livros didáticos de História durante a segunda metade do século XIX. De acordo com Arlette Gasparello (Construtores de Identidades: A Pedagogia da Nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira), Mattoso Maia formou-se em Medicina no Rio de Janeiro, chegando a atuar como médico na Guerra do Paraguai. Professor catedrático de História Universal no Colégio Pedro II, Mattoso Maia publicou o compêndio “Lições de História do Brasil”, cuja provável primeira edição, sem data, foi realizada pela Editora Dias da Silva Júnior. Na análise que Gasparello faz desse compêndio, ela destaca como ele foi produzido a partir das próprias aulas proferidas por Maia no Colégio Pedro II, confirmando-se que o livro estaria destinado aos seus próprios alunos. No LEMAD, podem ser encontradas as seguintes obras do autor: “Lições de história do Brasil. 3.ed.” publicada em 1891 pela B. L. Garnier; “Lições de história do Brazil. 4.ed.” publicada em 1895 pela Livraria Clássica de Alves e C. e “Lições de história do Brazil. 5.ed.” publicada em 1898 pela Livraria Clássica de Francisco Alves.

Estado de Conservação
Ruim

BLD (Biblioteca do livro didático)