OriginalTitle

Lições de história do Brasil: proferidas no internato do Ginasio nacional pelo respectivo lente

BookID

981 M435l 3.ed.

Capa
Biografia

Luís de Queirós Mattoso Maia foi um professor do Colégio Pedro II, que produziu livros didáticos de História durante a segunda metade do século XIX. De acordo com Arlette Gasparello (Construtores de Identidades: A Pedagogia da Nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira), Mattoso Maia formou-se em Medicina no Rio de Janeiro, chegando a atuar como médico na Guerra do Paraguai. Professor catedrático de História Universal no Colégio Pedro II, Mattoso Maia publicou o compêndio “Lições de História do Brasil”, cuja provável primeira edição, sem data, foi realizada pela Editora Dias da Silva Júnior. Na análise que Gasparello faz desse compêndio, ela destaca como ele foi produzido a partir das próprias aulas proferidas por Maia no Colégio Pedro II, confirmando-se que o livro estaria destinado aos seus próprios alunos. No LEMAD, pode ser encontrada a 3ª edição do compêndio de Mattoso Maia, publicada em 1891 pela B. L. Garnier.

Estado de Conservação
Ruim