A linda história do meu paiz

Livraria Alvez

Não consta

M385a

imagem da capa do livro.

Cesar Prieto Martinez nasceu na Espanha, em 1881. Estudou na Escola Normal de São Paulo, na qual foi diplomado em 1900, e, a partir de 1901, atuou como professor na Escola Isolada de Jaú. Em 1908, lecionou no Grupo Escolar de Itapira, ocupando o cargo de adjunto complementarista. Em 1909, assume a diretoria do Grupo Escolar Villa Bella. Dois anos depois passa a ser diretor do Grupo Escolar Barão de Monte Santo na Mooca, em São Paulo. Ele fica no cargo até 1915 quando é nomeado diretor da Escola Normal de Pirassununga, onde exerce essa função até a sua transferência para o Paraná em 1920. Martinez passa a exercer o cargo de inspetor geral do ensino nas terras paranaenses, onde também foi produtor de bens simbólicos, publicando alguns artigos no periódico “O Ensino” e um livro de memórias de uma viagem feita ao interior do estado, na qual esteve a serviço da Inspetoria Geral do Ensino.

Dentre as obras encontradas de Cesar Martinez, pode-se mencionar “A linda história do meu paiz” (1929/1930).

Fontes:

• FARIAS, C. S. Para colher é preciso semear: um estudo da trajetória de César Prieto Martinez e sua atuação como inspetor geral do ensino no Paraná (1920-1924). Curitiba, 2021.

• GIAROLA, F. Uma história paulista do Brasil: identidade regional e história nacional no manual didático A Linda História de Meu País. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, v. 13, n. 27, p. 132-148, 2021.

BLD (Biblioteca do livro didático)