História do Brasil - 3ª série

3ª edição

M188h3s 3.ed.

imagem da capa do livro

De acordo com o Dicionário do Folclore Brasileiro de Luís da Câmara Cascudo, Basílio de Magalhães, nasceu em Minas Gerais no ano de 1874 e morreu em 1957. Como destacam os seus livros didáticos presentes no LEMAD, ele foi professor de História do Instituto de Educação, no Rio de Janeiro, e, de acordo com Câmara Cascudo, Basílio de Magalhães também teve atuações na política, sendo Senador e Deputado Federal por Minas Gerais. Foi estudioso do folclore brasileiro tendo publicado, em 1937, os livros “Folk-lore no Brasil”  e “O Café na História, no Folclore e nas Belas Artes”. De acordo com Arlette Gasparello (Construtores de Identidades: A Pedagogia da Nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira) Basílio de Magalhães era diretor interino do Arquivo Nacional e foi professor de História da Civilização do Colégio Pedro II, na década de 30. Sua bibliografia diversificada pode ser percebida a partir dos seus livros presentes no LEMAD: “História do Brasil - 3ª série”, de 1945,  e “História do Brasil para a segunda série dos cursos clássico e científico”, de 1955, ambos publicados pela Livraria Francisco Alves; “História do Comercio, Industria e Agricultura” de 1934, publicado pela Companhia Editora Nacional; “Expansão Geográfica do Brasil Colonial”, de 1944, publicado pela editora Espasa.

BLD (Biblioteca do livro didático)