Pequena historia do Brazil por perguntas e respostas

Pequena história do Brasil por perguntas e respostas

Lacerda

Dr. Joaquim Maria de

Francisco Alves

1907

2ª edição

Local de edição

Rio de Janeiro

981 L131p 2.ed.

imagem da capa do livro

De acordo com Sacramento Blake (Dicionário bibliográfico brasileiro), Joaquim Maria de Lacerda nasceu no Rio de Janeiro em 1838 e formou-se em Direito. Ele também foi autor de livros didáticos de História, sendo que Circe Bittencourt (Livro didático e saber escolar 1810 – 1910) destaca o sucesso de sua produção de obras de História Sagrada dedicadas ao nível elementar. No acervo do laboratório podem ser encontradas duas edições de seu livro “Pequena história do Brasil por perguntas e respostas”, uma de 1907, e outra de 1918, ambas realizadas pela Francisco Alves. Também foi autor de outros livros escolares infantis como: “Pequena geografia da infância para uso das escolas primárias”, Rio de Janeiro, 1887; “Resumo de choreographia do Brazil” Rio de Janeiro, 1887; “Arithmetica da infância”, Paris, 1881; “Encyclopedia primaria ou manual completo e methódico de instrucção primaria”, Paris, 1882 e “Thesouro da infância ou novo manual das escolas primarias”, Havre, 1885.

Lemad - DH/USP