Noções de Historia do Brasil

8ª edição

981 E82n 8.ed.

imagem da capa do livro

Osório Duque-Estrada se tornou um nome bastante conhecido, sobretudo, por conta da autoria da letra do Hino Nacional. Definido pelo portal da Academia Brasileira de Letras (http://www.academia.org.br), como sendo “crítico, professor, ensaísta, poeta e teatrólogo”, Osório nasceu no ano de 1870, e na sua formação intelectual pode ser destacada a passagem pelo Colégio Pedro II, onde graduou-se como bacharel em letras no ano de 1888, sendo que, em 1902, voltou ao colégio, agora para ser regente interino da cadeira de História Geral do Brasil. Como era muito comum entre os autores de livros didáticos de finais do século XIX, Osório dividia seu tempo entre as atividades de magistério, publicações e críticas na imprensa e ainda aplicando-se na elaboração de poesias. Também atuou nos serviços públicos, sendo inspetor geral de ensino entre 1896 e 1900, e ainda sendo nomeado para cargos na diplomacia, por volta de 1891. Em seu livro pertencente ao acervo do LEMAD, “Noções de História do Brasil”, cuja 5ª edição foi publicada pela Livraria Francisco Alves em 1924, Osório é apresentado como sócio correspondente do Instiuto Histórico e Geográfico de Pernambuco e do Instituto Histórico do Ceará. Além do livro citado anteriormente, no laboratório podem ser encontrados mais três compêndios da autoria de Osório, dois de História e um de Gramática Portuguesa, e suas datas, indo desde o início do século XX até os anos 30, podem ser um indício da boa aceitação de suas obras escolares.

BLD (Biblioteca do livro didático)