Lições da História do Brasil

Rio de Janeiro

C787l 2.ed.

imagem da capa do livro

Antonio Álvares Pereira Coruja foi um autor de obras didáticas no século XIX. De acordo com Circe Bittencourt (Livro didático e saber escolar 1810 – 1910), ele é considerado como o autor da primeira gramática escolar brasileira, publicada em 1835, no Rio Grande do Sul, e o seu livro “Lições de história do Brasil” pode ter sido realizado a partir das aulas ministradas no Colégio Minerva, cujo diretor era o próprio Coruja. Se ele, por ser membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, se aproxima dos outros autores de livros didáticos do final do XIX e início do século XX, que eram em sua maioria professores do colégio Pedro II ligados ao IHGB, contudo pode ser identificada uma certa peculiaridade na sua produção didática, já que esta não esteve ligada às editoras mais renomadas da virada do século, como a Laemmert,a Garnier e a Nicolau Alves, e somente após a sua morte é que sua obra passou a ser publicada pela Francisco Alves, editora que cada vez mais expandia sua produção.

BLD (Biblioteca do livro didático)