Pequena História do Brasil

Brasil

981 C117p 3.ed.

Capa
capa pequena historia do brasil

Mario Vasconcellos da Veiga Cabral não foi professor do Colégio Pedro II, porém isso não impediu que seus livros didáticos alcançassem tamanho êxito a ponto de serem amplamente utilizados pelo colégio. De acordo com Arlette Gasparello (Construtores de Identidades: A Pedagogia da Nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira), nascido em 1895, , Mário da Veiga Cabral se tornou conhecido no campo da produção de livros escolares a partir do sucesso de seu primeiro livro “Chorografia do Brasil”, publicado em 1916, e cujas inúmeras edições posteriores podem indicar o grau de aceitação da obra, tendo em vista que no LEMAD pode ser encontrada a 30ª edição, editada pela Livraria Francisco Alves em 1953. Engenheiro agrimensor, Mário da Veiga Cabral foi professor na Escola Normal e no Ginásio 28 de Setembro no Rio de Janeiro foi membro de várias instituições científicas e literárias de sua época. Gasparello destaca o sucesso alcançado pelo seu “Compêndio de História do Brasil”, publicado em 1920 pelo editor Jacinto Ribeiro dos Santos, de tal modo que na primeira edição já tinham sido impressos 30 mil exemplares. No LEMAD, temos a 10ª edição do compêndio, publicada pelo editor Jacinto em 1935.

Estado de Conservação
Ruim

BLD (Biblioteca do livro didático)