Lições de História do Brasil

981 A994l 2.ed.

imagem da capa do livro

Esmeralda Masson de Azevedo
Esmeralda de Azevedo nasceu na segunda metade do século XIX no Rio de Janeiro. Sua formação está ligada com a Escola Normal Livre do Rio de Janeiro, local que concentrou inovações dos métodos de ensino. No bojo destas mudanças, Esmeralda foi reconhecida pela relevante produção de livros didáticos que incorporaram essas novas metodologias, sendo bem recebidos e aceito pelo mercado editorial e pelas escolas. Com enfoque ao ensino primário suas obras tinham objetivo de instruir tanto professores, quanto alunos.
O modo que a autora escreveu a história do Brasil esteve pautado pela valorização do passado nacional similar ao pensamento de Varnhagen, na qual o europeu seria a raça civilizadora, enquanto o indígena era tratado como selvagem e, portanto, deveria ser esquecido. Além disso, os elementos culturais de cada povo foram utilizados como ponto de comparação em seus estudos. Sobretudo, a questão da escrita que aponta uma lógica europeizante no processo histórico brasileiro com destaque a o povo português. Sua obra !Lições de História do Brasil” pode ser encontrada no Laboratório de Ensino e Material Didático em versão física, bem como está digitalizada no site do LEMAD.
Fonte
SANTOS, Magno Francisco de Jesus. Scenas da História do Brazil”: Esmeralda Masson de Azevedo e a escrita de livros escolares de História para crianças. Revista História Hoje; v. 6, n. 12 (2017): Julho-Dezembro; 204-230.

Estado de Conservação
Bom

BLD (Biblioteca do livro didático)